Organizações de alta confiança

se deteriora. Não sendo um bem mensurável ou transacionável é essencial para a nossa vida de relação. Precisamos dela nas relações pessoais, profissionais e sociais e nos momentos críticos é decisiva para opções que tomamos.

A sua construção é como a pedra que Sísifo transporta, rola pela (...)

AGILE21 IN
A liderança ou o equívoco da incompetência...

O livro "The Peter Principle", foi publicado originalmente no ano de 1969 nos Estados Unidos, a partir de uma ideia original de Laurence Johnston Peter (1919–1990) em co-autoria de Raymond Hull.

Segundo ele narra no prefácio da obra, a ideia foi formulada ainda no ano de 1960 durante uma conferencia onde tentava explicar, de forma bem humorada, como as pessoas são promovidas até o ponto no qual se tornam realmente incompetentes para (...)

AGILE21 IN
Sabe quem é que não era ágil? Os dinossauros!

Ciclicamente os sistemas, humanos ou naturais, são confrontados com eventos que, pela sua magnitude ou carácter disruptivo forçam uma alteração abrupta dos comportamentos dos diversos componentes dos sistemas ou amplificam as tensões existentes entre eles. Há muitos milhões de anos acredita-se que um asteróide tenha (...)

AGILE21 IN
Depois do BurnUp e BurnDown, o BurnOut

No mundo global as empresas procuram ter mais "qualidade" (tentam demonstrar que o que dizem e o que fazem são idênticos), agilidade e leveza para promover a competitividade e aumentar a rentabilidade (pessoas fixes desde que tragam resultados dos bons). A "eficácia operacional" surge associada a fusões, redução de custos operacionais, maior "qualidade" e rapidez na (...)

Mário Pecegueiro
Os “Stakeholders”, a novidade e a confiança

Projectar significa pensar o futuro hoje, o que faz do gestor do projecto num aprendiz de um conjunto de decisões que tem potencial para envolver toda a organização. O primeiro documento de gestão de projeto e tem de ser assinado pelo(s) Sponsor(s). É o Project Charter e (...)

AGILE21 IN
A liderança emocional não se adequa à nossa procura

Nós procuramos lideres que não se sintam ameaçados pelo desemprego, mas procurem novos desafios para as suas funções do dia a dia. E tudo muda quando temos segurança!

Nas "nossas" organizações está tudo bem… Entendemos que o IT como existe é uma empresa dentro de uma empresa - Check!. Em desenvolvimento de produtos também é assim. "Sr CEO qual a (...)

AGILE21 IN
Organizações complexas

Se considerarmos um sistema como um conjunto de elementos inter relacionados, agindo em conjunto como um todo para alcançar um determinado objectivo, então esta organização pode ser considerada um sistema composto por pessoas, também elas novos sistemas, que também se regulam por feed-back positivos e negativos e por (...)

AGILE21 IN
Organizações que confundem o líder e o gestor

É habitual as organizações confundirem o líder e o gestor de forma muito evidente. Se o líder é quem se posiciona numa visão clara sobre o futuro da organização, já o gestor tem a responsabilidade dos problemas complexos do dia a dia. Apenas nas Forças Armadas em períodos de stress é que se evidencia a liderança, porque (...)

AGILE21 IN
Organizações que aprendem

Vivemos tempos de mudança , porque todos queremos mudar, mas perdemo-nos nesta vontade critica da mudança.
A sua empresa quer mudar, alterar, quer aumentar a quota de mercado, quer vender mais, num mundo em mudança, como (...)

AGILE21 IN